Logística e Transportes

Informações sobre a balsa

Desde o dia 09/02, o trajeto entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra, é feito por uma balsa. A embarcação para transporte de veículos de passeio e de carga garantiu a retomada do tráfego para a população local e conexão entre o Vale do Taquari e a Serra, depois da queda da ponte que existia no local, que foi levada pelas chuvas de setembro de 2023. A contratação da balsa é fruto de um esforço do governo do Estado e das prefeituras locais para atender a uma situação de emergência na região.

Abaixo, confira perguntas e respostas sobre o funcionamento da balsa e tire suas dúvidas:

Qual o investimento do Governo do Estado para mobilização e desmobilização da balsa?
R$ 622,5 mil para mobilização e R$ 622,5 mil para desmobilização.

Quantos veículos já utilizaram a balsa desde o começo da operação?
Mais de 20 mil veículos.

Qual horário de funcionamento da balsa?
Das 6h às 20h, todos os dias da semana. O horário está sendo ampliado gradativamente de acordo com a operação e segurança da travessia, podendo chegar a 24 horas, conforme contrato.

Qual o percurso da travessia?
Cerca de 150 metros.

Qual a capacidade da balsa?
Ela comporta até 32 veículos leves por viagem.

Qual tempo médio de viagem: 15 minutos (12 minutos para embarque e desembarque e 3 minutos para a travessia).

Nos finais de semana, qual é o tempo médio de espera?

Desde o começo da operação, o número de horários de travessia foi ampliado, para diminuir o tempo de espera, principalmente nos finais de semana e feriados. Porém, é preciso levar em conta que o rio sofre alterações em função do volume de chuvas. Conforme a alteração do nível do rio, é preciso adotar algumas providências, como o nivelamento da rampa do lado de Santa Tereza, uma estrutura temporária, construída com uma finalidade específica, em um solo com características muito próprias. Após os ajustes iniciais da operação, o tempo de espera não passa de uma hora.

Tarifa da balsa:

tabela